sábado, 4 de julho de 2009

Golpe de Estado em Honduras. Quem é Roberto Micheletti Baín?

GOLPE EM HONDURAS

GOLPE EM HONDURAS

Nasceu em 1948 na cidade de El Progreso, estado de Yoro. Foi soldado da guarda de honra presidencial do ex-presidente Ramón Villeda Morales no princípios de 60. É deputado do Partido Liberal de Honduras por seu estado natal. Exerce este cargo por mais de 30 anos. Este é já seu oitavo período dentro do Poder Legislativo. Empresário do transporte, assumiu como Presidente do Congresso Nacional em 27 de janeiro de 2006.

É conhecido por formar parte do setor mais conservador de seu partido, o qual está ligado ao círculo de poder que dirige o ex-presidente Carlos Flores Facussé.

Acumulou muito desgaste entre os liberais mais tradicionais e a população em geral ao opor-se ao “Movimento pela Dignidade e a Justiça” que foi encabeçado pelos fiscais do Ministério Público que buscavam mostrar os grandes níveis de corrupção com o fim de reformar o trabalho daquela instituição.

Assim mesmo conseguiu impor-se como pré-candidato à presidência da república, ainda quando por lei foi estabelecido que nenhum Presidente do Congresso Nacional poderia postular-se para o máximo cargo do Poder Executivo. Com uma jogada política foi candidato violando a Constituição da República.

É claro que as situações mencionadas mais seu conhecido autoritarismo, sede de poder e ignorância afetaram profundamente sua campanha eleitoral nas eleições internas (primarias) para a presidência da república pelo partido liberal no final de 2008. Perdeu as eleições por uma diferencia significativa frente aos outros candidatos de seu partido.

Recentemente foi eleito como presidente do Partido Liberal em meio a uma convenção na qual foi recusado pelos seus mesmos convencionais por não contar com o apoio da maioria para a assunção deste cargo.

HOJE, EM MEIO A UM ATO CIRCENSE ESTE VERGONHOSO CONGRESSO NACIONAL O NOMEOU PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE HONDURAS, A TODAS LUZES VIOLANDO O ESTADO DE DIREITO E A MESMA CARTA MAGNA QUE DEFENDEM FALSAMENTE NESTE ÚLTIMO PERÍODO.

NO OUVEM O POVO HONDURENHO CADA UM DOS DEPUTADOS DO CONGRESSO NACIONAL, COMO REPRESENTANTES DA CLASSE DOMINANTE HONDURENHA, QUE TEM FEITO DESTE PERSONAGEM UM DOS MAIS OBSCUROS E NEFASTOS DA HISTORIA DE NOSSO PAÍS.

FONTE ORIGINAL: http://www.abpnoticias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2194&Itemid=1

Tradução: Dario da Silva

FONTE: http://dariodasilva.wordpress.com/2009/07/03/golpe-de-estado-em-honduras-quem-e-roberto-micheletti-bain

Nenhum comentário:

Postar um comentário