sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sobre política

Dario da Silva*

Alguns conceitos marxianos são de tal importância para a ação prática e ao mesmo tempo estão tão vulgarizados que se faz necessário um estudo mais aprofundado. Para começar faremos apenas alguns breves comentários e citações.

Sobre política é frequente usar-se, mesmo entre setores da esquerda, o conceito aristotélico de política como “natureza humana”, portanto perpetuando a política, vejamos o que escreve Marx sobre natureza humana:

Feuerbach resolve a essência religiosa na essência humana. Mas, a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo. Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais (Teses Sobre Feuerbach. Karl Marx)

A natureza humana é constituida pelas relações sociais e as relações sociais mudam (escravismo, feudalismo e capitalismo exemplos de modos de produção com distintas realações sociais). A natureza humana é movimento, mudança.

Sobre polítca:

As condições econômicas, inicialmente, transformaram a massa do país em trabalhadores. A dominação do capital criou para essa massa uma situação comum, interesses comuns. Essa massa, pois, é já, em face do capital, uma classe, mas ainda não o é para si mesma. Na luta, [...], essa massa se reúne, se constitui em classe para si mesma. Os interesses que defende se tornam interesses de classe. Mas a luta entre classes é uma luta política. (…) Isso significa que, após a ruína da velha sociedade, haverá uma nova dominação de classe, resumindo-se em um novo poder político? Não. A condição da libertação da classe laboriosa é a abolição de toda classe, assim como a condição da libertação do terceiro estado, da ordem burguesa, foi a abolição de todos os estados [aqui, estado significa as ordens da sociedade feudal] e de todas as ordens. (…) A classe laboriosa substituirá, no curso do seu desenvolvimento, a antiga sociedade civil por uma associação que excluirá as classes e seu antagonismo, e não haverá mais poder político propriamente dito, já que o poder político é o resumo oficial do antagonismo na sociedade civil. (…) Entretanto, o antagonismo entre o proletariado e a burguesia é uma luta de uma classe contra outra, luta que, levada à sua expressão mais alta, é uma revolução total. [...] Não se diga que o movimento social exclui o movimento político. Não há, jamais, movimento político que não seja, ao mesmo tempo, social. (Luta de Classes e Luta Política. Karl Marx)

Portanto não há em Marx uma natureza humana imutável, muito menos uma política eterna. Numa sociedade sem classes a política desaparece.

*Economista.

Leia também: “Representação política e ideológica”

Nenhum comentário:

Postar um comentário