sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cuba, terrorista?

fidel

Fidel Castro. Caricaturizado por Dario da Silva.

Na quinta-feira, 30 de abril, fui infortunado pelos Estados Unidos. Ocorreu nesse dia, incluir Cuba, novamente, na lista de países terroristas.

Comprometidos como estão com os seus próprios crimes e mentiras, talvez, o próprio Obama, não podia se desfazer desse enredo. Um homem, cujo talento ninguém nega, deve sentir vergonha deste culto às mentiras do império.

Cinquenta anos de terrorismo contra nossa Pátria vêm à luz em um instante.

O que explicar, aos que conhecem o fato hediondo do atentado contra um avião em voo, com passageiros e tripulação, a participação norteamericana? O recrutamento de Posada Carriles e Orlando Bosch? O fornecimento de explosivos, dinheiro e a cumplicidade das agências de inteligência e autoridades daquele país?

Como explicar a campanha de terror que precedeu e prosseguiu à invasão mercenária de Girón? Os ataques contra nosso litoral, povoados, meios de transportes e navios de pesca? As atividades terroristas dentro e fora dos Estados Unidos?
Como explicar as centenas de planos frustrados de atentados contra a vida de dirigentes cubanos?

O que dizer da introdução de vírus, como da dengue hemorrágica e da febre suína, que geneticamente nem sequer existia neste hemisfério?

Não faço nada a não ser mencionar alguns atos de terror perpetrados pelos Estados Unidos, os quais constam em seu próprios documentos desclassificados. Não causa vergonha na atual administração?

Seria interminável a lista de atividades repugnantes que poderia enumerar.

Ao nosso pedido, Bruno Rodríguez, Ministro de Relações Exteriores de Cuba, enviou-me as palavras exatas da pergunta que lhe fez um repórter da France-Presse , em 30 de Abril, e sua enérgica resposta.

Rigoberto Diaz, AFP: “Coincidindo com os momentos finais desta reunião e também sobre um tema que tem sido tratado neste evento, o Governo dos Estados Unidos voltaram a incluir Cuba na lista de países que promovem o terrorismo, em conjunto com o Sudão, o Irã e a Síria. Gostaria de sua opinião sobre isso?”.

Resposta de Bruno:

“Nós não reconhecemos qualquer autoridade política ou moral do governo dos EUA, para fazer lista alguma, de qualquer tema, nem para ‘certificar’ boas ou más condutas”.

“A administração Bush foi ‘certificada’ pela opinião pública mundial como um governo violador do direito internacional, agressivo e belicista, como um governo que torturou, como um governo responsável por execuções extrajudiciais”.

“Bush foi o único presidente que pediu em público ao Congresso norteamericano a permissão para realizar execuções extrajudiciais, um governo que seqüestrou pessoas e as transferiu de maneira ilegal, que criou prisões secretas, que ninguém sabe se ainda existem ou não, que criou um campo de concentração, onde se tortura, no território usurpado da República de Cuba”.

“Em matéria de terrorismo, o governo dos EUA, historicamente tem tido um longo registro de ações de terrorismo de Estado, não só contra Cuba”.

“Nos Estados Unidos passeiam livres Posada Carriles e Orlando Bosch, responsáveis por inúmeros atos terroristas, incluindo o atentado contra um avião civil cubano. Não responde ao pedido de extradição feito pela Venezuela, com relação à Posada Carriles, a quem julgam por várias acusações, mas não como um notório terrorista internacional”.

“O Governo dos Estados Unidos realizou um processo manipulado contra os cinco jovens lutadores antiterroristas cubanos que permanecem hoje como prisioneiros políticos em suas prisões”.

“O governo dos Estados Unidos protege atos de terrorismo de Estado cometidos por Israel contra o povo palestino e os povos árabes. Guardou silêncio sobre os crimes ocorridos na Faixa de Gaza”.

“De maneira que, não cabe reconhecer aos Estados Unidos, qualquer autoridade moral e eu, francamente, acredito que ninguém fará caso de ler esses documentos, entre outras coisas, porque o seu autor é um delinqüente em muitas das questões críticas”.
“A posição de Cuba contra qualquer forma de terrorismo, onde quer que se cometa, contra qualquer Estado que se cometa, de qualquer forma que se realize, com qualquer propósito que se programe, é clara e consistente com sua conduta”.

“Cuba tem sido vítima do terrorismo há muitos anos e tem um registro completamente limpo nesta matéria. Jamais o território cubano foi utilizado para organizar, financiar ou executar atos terroristas contra os Estados Unidos da América. O Departamento de Estado, que emitiu estas informações, não poderia dizer o mesmo”.

Esta declaração, emitida na reunião dos chanceleres do Movimento dos Países Não Alinhados, ainda não é bem conhecida pela população, que recebeu nestes dias ampla notícias de todos os tipos. Se o Departamento de Estado deseja discutir com Bruno, existem suficientes elementos de juízo para enterrá-lo com suas próprias mentiras.

Fidel Castro Ruz
2 de maio de 2009
07h12min.

Tradução: Robson Ceron

FONTE: http://convencao2009.blogspot.com/2009/05/reflexoes-do-companheiro-fidel_03.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário