quinta-feira, 9 de abril de 2009

A cada seis segundos uma criança morre de FOME

A cada seis segundos uma criança morre de FOME

A cada seis segundos uma criança em algum lugar do mundo morre de desnutrição, informou o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Olivier De Schutter, no tema do direito à alimentação.

Numa sessão da Assembleia Geral da ONU, o funcionário também disse que há 1 bilhão de pessoas famintas no planeta, a maioria delas mulheres e crianças, e que a dimensão da crise alimentar global está longe de ter diminuído neste ano.

“Pelo contrário, a alta excessiva dos preços e os eventos relacionados com o clima inevitavelmente agravarão a situação em 2009, com os pobres como os maiores afetados”, disse De Schutter.

As razões da FOME mundial, indicou o especialista, são marginalização, pobreza, falta de terra e de empregos decentes, além do injusto sistema de comércio internacional que originou uma diminuição nos investimentos em projetos agrícolas durante os últimos 30 anos.

O relator propôs projetar de novo o comércio internacional com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico, assim como avaliar o potencial de diferentes modelos de desenvolvimento agrícola orientados a alimentar as populações mais vulneráveis.

Da mesma maneira, De Schutter urgiu a aplicar os incentivos e regulamentos necessários para assegurar que as companhias agroindustriais multinacionais contribuam ao desenvolvimento dos países que lhes servem como fonte de recursos. (Notimex)

FONTE: http://www.granma.cu/portugues/2009/abril/mier8/crian%C3%A7a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário